Redux: Fundamentos do Gerenciamento de Estado

O que é Redux?
Redux é uma biblioteca de gerenciamento de estado para aplicativos JavaScript. Se quisermos compartilhar dados de estado de um componente para outro, precisamos passar do componente pai para o componente filho na forma de props. Usando o Redux não precisamos de props drill para compartilhar dados de um componente para outro porque o Redux é considerado um repositório central.
As APIs de contexto resolvem problemas semelhantes ao Redux, mas o Redux é a melhor opção para aplicativos de grande escala onde precisamos lidar com muitos estados.

Três Princípios Fundamentais do Redux
1. Store: Fornece um armazenamento de dados universal. Podemos criar um store Redux usando createStore(). Devemos passar o reduce como seu primeiro parâmetro. Leva um segundo parâmetro opcional como ‘initialState’ e um ‘middleware’ opcional que nos permite passar vários middlewares como ‘thunk’, ‘redux-logger’, etc.
2. Actions: Ações são tipos de eventos e são apenas objetos . Quando um evento é acionado dentro do aplicativo, é criada uma ação que fornece instruções para atualizar o estado.
3. Reducers: Quando a ação é despachada e enviada para a loja, a loja mantém o estado do aplicativo e atualiza o estado usando a função redutor.
Por fim, os estados de atualização são enviados para a interface do usuário.
Benefícios do Redux
- Mudanças de estado previsíveis
- Estado centralizado
- Depuração fácil
- Preservar o estado da página
- Implementar recursos de Desfazer/Refazer
- Ecossistema grande e crescente de complementos
Desvantagens do Redux
- Complexidade
Quando não usar o Redux
- Orçamento apertado
- Aplicações de pequeno e médio porte
- UI/fluxo de dados simples
- Dados estáticos
0 Comentários